WhatsApp agora permite que usuários procurem por lojas e façam compras dentro do aplicativo

Novidade foi uma das novas ferramentas apresentadas durante evento promovido pela Meta em São Paulo

A Meta anunciou novidades para o público brasileiro durante o WhatsApp Business Summit, transmitido nesta quinta-feira (17), direto da Transamérica Expo, em São Paulo. Entre os anúncios feitos pela empresa para a versão empresarial do aplicativo, está a Guia de Negócios, que possibilita ao usuário procurar por estabelecimentos cadastrados no mensageiro que estejam próximos ao consumidor, usando categorias de produto ou o nome do varejista.

Guilherme Horn, diretor-geral do WhatsApp na América Latina, falou sobre o cenário do mensageiro em território tupiniquim e seu potencial de negócios no Brasil. Segundo dados apresentados por ele,  64% dos brasileiros com smartphone já fizeram alguma compra via WhatsApp.

“Hoje já são milhões de contas no WhatsApp Business, nosso aplicativo gratuito para empresas”. O executivo realizou uma demonstração ao vivo de como a ferramenta vai facilitar as compras, possibilitando ao consumidor achar o produto no catálogo e fazer a transação diretamente na conversa.

No palco, também estava Matthew Idema, vice-presidente de Business Messaging Meta, responsável por mostrar não apenas a possibilidade de busca de lojas, mas também a facilidade do pagamento entre os clientes e o consumidor. “Qualquer um no Brasil que tiver um cartão Visa ou Mastercard e fizer parte de alguns dos bancos parceiros poderá fazer compras pelo WhatsApp”, afirmou.

O lançamento contou também com um vídeo de Mark Zuckerberg, CEO da Meta, para divulgar as ferramentas.

“Nós queremos facilitar para que as pessoas façam ainda mais no WhatsApp e parte disso significa construir melhores formas de se engajar com as empresas. O objetivo final aqui é que você possa encontrar, conversar e comprar de qualquer negócio, tudo isso no WhatsApp”, afirmou Zuckerberg.

‘Encontrar uma empresa’

WhatsApp Business lança novidadesWhatsApp agora permite. Foto: WhatsApp/Divulgação

 

Talvez a ferramenta  que mais chame atenção do usuário é a “Guia de Negócios”. A Meta adicionou uma guia chamada Descobrir, no botão de iniciar uma conversa.

Usando a localização do aparelho, o aplicativo entregará uma lista de estabelecimentos próximos que podem ser vistos por categoria ou via mapa, além de uma lista com contas verificadas que usam o WhatsApp Business. O recurso está sendo expandido para todo o país nos próximos dias.

Na mesma função “Descobrir > Empresas”, os usuários podem digitar o nome da marca com a qual desejam se conectar. O resultado da pesquisa retornará a conta do WhatsApp da empresa para que a pessoa possa iniciar uma conversa. As pessoas também podem pesquisar empresas por categoria, como “Finanças e bancos” ou “Viagens e hotéis”.

Pagamentos para empresas no WhatsApp

O recurso de pagamentos para empresas recebeu melhorias. Após as empresas serem descobertas na busca da plataforma, o consumidor poderá iniciar uma conversa e também finalizar a venda de um produto ou serviço, sem a necessidade de outros aplicativos.

Por enquanto, a novidade está em fase de testes, mas a plataforma afirmou que atua em parceria com diversas empresas como Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago e Rede. De acordo com Guilherme Horn, esses e outros parceiros já realizaram a integração técnica necessária para o funcionamento do serviço.

“O recurso de pagamentos de pessoas para empresas no WhatsApp foi desenvolvido como uma plataforma aberta, com a participação de diversos adquirentes brasileiros. Estamos entusiasmados em anunciar os parceiros que já estão testando em produção conosco para que possamos levar a funcionalidade para empresas e consumidores o mais rápido possível, assim que finalizarmos os acordos e recebermos autorização regulatória”, complementa Horn.

Por: folhape.com.br

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados