13° salário deve ser pago até dia 20

A segunda parcela do décimo terceiro salário precisa ser depositada até a próxima sexta-feira, dia 20 de dezembro. Veja também quando vence os encargos do 13º salário.

Quando sai a 2ª parcela do décimo terceiro de 2021? Depósito tem prazo

Com o final do ano se aproximando, é fundamental que os empresários fiquem atentos aos prazos de pagamento do 13º salário e aos encargos que o acompanham. Cumprir esses prazos é essencial para evitar penalidades e problemas fiscais.

O décimo terceiro é pago pelo empregador em duas parcelas; a primeira até dia 30 de novembro e a segunda deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

 

Qual é o valor da segunda parcela?

Na segunda parcela do 13° salário é pago o salário integral atual do colaborador, acrescido dos adicionais e variáveis recebidos no ano e deduzido a primeira parcela já recebida pelo empregado.

O pagamento é realizado de forma proporcional aos meses trabalhados no ano. Considera mês trabalhado aquele cujo o empregado trabalhou pelo menos 15 dias.

Diferente da primeira parcela, a segunda parcela terá descontos de contribuição previdenciária e imposto de renda, por isso, o valor depositado nessa segunda parcela tende a ser menor que o da primeira.

 

Engargos do 13º

  • FGTS: O Fundo de Garantia do décimo terceiro é recolhido juntamente com o documento de arrecadação do mês. O FGTS da primeira parcela do 13º salário, paga em novembro, vence dia 20 de dezembro e o FGTS da segunda parcela vence dia 20 de janeiro.
  • INSS: A contribuição previdenciária é paga na DCTFWeb – Guia unificada de décimo terceiro e vence dia 20 de dezembro.
  • Pis s/ folha: O Pis s/ folha tem seu vencimento original em 25 de janeiro, no entanto, será recolhido juntamente com a Contribuição Previdenciária, na DCTFWeb – Guia unificada de décimo terceiro, com vencimento em 20 de dezembro.
  • IR: O Imposto de Renda retido sobre o 13º salário é pago juntamente com as apurações de dezembro, na DCTFWeb – Guia unificada e vence dia 20 de janeiro.

 

Planejamento Financeiro

Para manter a saúde financeira da empresa, é vital planejar esses desembolsos com antecedência. Considere criar uma reserva financeira dedicada para cobrir esses custos, garantindo que o fluxo de caixa não seja negativamente afetado.

Caso surjam dúvidas ou a necessidade de orientações mais detalhadas, entre em contato com a Braga Contabilidade. Nossa equipe está à disposição para oferecer suporte personalizado e assegurar que todas as obrigações legais e financeiras da sua empresa sejam cumpridas corretamente.

Por: Braga Contabilidade e Consultoria

 

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados